Resumo do curso

  • Curso FitSM Foundation training in IT service management.
  • Formação certificada pela APMG International e ITEMO.
  • Formador acreditado para FitSM pela APMG International.
  • Formação presencial ou remota síncrona, com duração de 7h.
  • Acesso ao material de formação.
  • Acesso ao exame FitSM Foundation Examination.

Conteúdos

O programa do curso FitSM Foundation training in IT service management inclui:

  • Introdução ao curso
  • Gestão de serviços de TI: Introdução, terminologia e conceitos.
  • A família de standards FitSM.
  • Gestão de serviços de TI: Aspectos gerais.
  • Gestão de serviços de TI: Processos:
    • Objectivo, termos e conceitos mais importantes, requisitos, informação adicional incluindo principais outputs e/ou fluxos de trabalho.
      • Gestão de níveis de serviço
      • Gestão de disponibilidade e continuidade dos serviços
      • Gestão da capacidade
      • Gestão da segurança da informação
      • Gestão de incidentes e pedidos de serviço
      • Gestão de problemas
      • Gestão de configurações
      • Gestão de alterações
      • Gestão de entregas e implantações
    • Objectivo, termos e conceitos mais importantes, requisitos.
      • Gestão de portfólio de serviços
      • Gestão de relatórios de serviço
      • Gestão da relação com clientes
      • Gestão da relação com fornecedores
      • Gestão de melhoria contínua de serviços
  • Beneficios, riscos e desafios na implementação da Gestão de Serviços de TI.
  • Referênciais e standards relacionados (ITIL®, ISO/IEC 20000, COBIT®).

Organização do curso

Duração

  • O curso tem a duração de 7 horas, não incluindo o exame de certificação.
  • Pode ser leccionado presencialmente ou em modo remoto síncrono.
  • O calendário das sessões será definido para cada curso. Recomenda-se que na modalidade de curso remoto cada sessão tenha 1h45m no máximo.

Material de aprendizagem

  • Exposição da matéria, apoiada na utilização de slides.
  • Discussão de situações práticas e resolução de exercícios de consolidação.
  • Discussão com os alunos de temas de interesse específico.
  • Documentação do curso, incluindo: os módulos do standard FitSM®, os handouts com os slides utilizados no curso, templates e guias de apoio, casos de estudo e outros materiais auxiliares ao estudo e compreensão da aplicação do standard FitSM®. Esta documentação é fornecida em formato digital.
  • Referências a material disponibilizado online.

Exame de certificação

  • O exame de certificação será efectuado após o final do curso e terá a duração de trinta minutos. Os participantes cuja língua materna não seja o Português dispõe de dez minutos adicionais.
  • Na modalidade de formação presencial será marcada uma sessão para a realização do exame, em data a combinar, de preferência na semana seguinte ao curso.
  • Na modalidade de formação remota serão marcadas, no início do curso, com cada candidato, sessões individuais para a realização do exame, a realizar online com vigilância remota, de preferência na semana seguinte ao curso.

Pré-requisitos

  • Não existem pré-requisitos específicos para este curso, para além da familiaridade com o contexto da gestão de serviços de TI.
  • O curso é leccionado em Português.
  • Os slides e a documentação do curso estão escritos em Português, e as perguntas do exame de certificação (por escolha múltipla) são em Português.
  • Este curso pode ser também leccionado em Inglês (ou Português) com os materiais e exames em Inglês (ver descrição aqui).

A quem se destina

  • Este curso destina-se a gestores de organizações que fornecem serviços de TI, bem como a todos aqueles que têm responsabilidade na orientação de equipas técnicas na prestação e gestão de serviços TI.
  • Interessa ainda a todos quantos na sua prática profissional estão envolvidos no planeamento, entrega, operação e controlo dos serviços de TI fornecidos numa organização.
  • Para todos aqueles que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nas recomendações do standard FitSM® e atingir níveis de certificação superiores, este curso constitui uma preparação para a obtenção com sucesso do “Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM”, que é pré-requisito para a frequência dos cursos mais avançados e a obtenção dos níveis de certificação respectivos.

Objectivos

 

Globalmente:

  • A formação em FitSM® destina-se a profissionais que visam ser reconhecidos como tendo as competências necessárias à implementação de processos eficazes de gestão de serviços de TI [ITSM], de uma forma rápida e sem a necessidade do investimento na complexidade e detalhe de outros referenciais.
  • Focagem nos aspectos essenciais da gestão de serviços de TI, implementando os processos FitSM®, standard e auditáveis

Para a organização:

  • Dar os passos essenciais no caminho para a implementação do conjunto completo dos processos de gestão de serviços de TI.
  • Conseguir melhorias reais no fornecimento de serviços de TI na organização através da utilização de um standard ITSM conciso, simples e exequível.
  • Gerir com sucesso um conjunto específico e central de processos de ITSM.
  • Implementar as bases de processos de ITSM eficazes, quando não seja necessário o detalhe de standards como o ISO/IEC 20000 (mas criando bases para a sua implementação posterior, se desejada).
  • Adopção de processos de IT eficazes através de checklists e de formas de avaliação da maturidade.

Para os profissionais:

  • Demonstrar a compreensão dos conceitos e terminologia básica de ITSM, do propósito e estrutura dos módulos do standard FitSM® e as suas relações com outros standards.
  • Compreender o referencial de processos subjacente ao FitSM®, assim como os requisitos nele definidos, permitindo que contribua para a sua adopção de forma mais rápida e eficiente.

Apresentação

O curso inicial do esquema de formação em FitSM® – Foundation level – consiste numa introdução ao conteúdo do standard, apresentando a sua estrutura, o conceito de gestão de serviço e os principais conceitos e terminologia associados. São abordados os aspectos gerais da gestão de serviços de TI na óptica do FitSM®. Os catorze processos definidos no standard são descritos sucintamente.

O objectivo deste curso é constituir uma base inicial de conhecimentos sólida para apoiar os profissionais de tecnologias e sistemas de informação (TI/SI) na sua actividade, permitindo aqueles que o desejem progredir no aprofundamento do conhecimento do standard FitSM® através de dois cursos avançados – Service Planning and Delivery e Service Operation and Control. Cada um destes cursos aborda aspectos da implementação de um sistema de gestão de serviço e aprofunda os conhecimentos nos processos mais ligados às áreas de planeamento e entrega de serviços e de operação e controlo de serviços, respectivamente.

O programa do curso segue a versão mais recente dos conteúdos disponibilizados pela entidade que gere o standard, a IT Education Management Organization - ITEMO - e preparam os formandos para o exame respectivo.

O “Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®” obtido na sequência do sucesso no FitSM® Foundation Examination, é pré-requisito para a frequência dos cursos avançados.