Certificação

Durante o curso serão feitas avaliações regulares e haverá uma prova final.

Todos os formandos com assiduidade adequada (min. 5/6 da duração total do curso) receberão um certificado, passado pela Qualius, com o aproveitamento obtido no curso.

Aos formandos que obtenham aprovação no exame de certificação, será atribuído o APMG ISO/IEC 20000 Foundation Certificate.

O exame de certificação, sem consulta, consiste em 40 questões de escolha múltipla, a responder em 60 minutos.

A aprovação no exame implica a resposta correcta a 26 das 40 questões (65%).

Este certificado é pré-requisito para a certificação ISO/IEC 20000 Practitioner.

Organização e recursos

  • Este é um curso presencial, que inclui exposição dos tópicos do programa, realização de exercícios individualmente e em grupo, discussão de casos concretos.
  • A sala deve ter dimensão adequada ao número de formandos, preferencialmente com mesas de fácil reconfiguração.
  • Durante a formação será utilizado um videoprojector e tela de projeção, assim como um quadro branco e flipchart.
  • O manual de formação, fornecido em formato digital, inclui cópias dos slides usados na exposição, dos exercícios a realizar e material de referência.
  • Os formandos deverão obter préviamente um exemplar da norma ISO/IEC 20000-1.

Conteúdos

O programa do curso inclui os seguintes tópicos:

  • Introdução ao ISO/IEC 20000.
  • Enquadramento e referenciais e standards relacionados.
  • Introdução à gestão de serviço.
  • Partes envolvidas no esquema de certificação ISO/IEC 20000 da APMG.
  • Âmbito, utilização, terminologia e definições
  • Como obter a certificação ISO/IEC 20000.
  • Termos chave e definições.
  • Sistema de gestão de serviço.
  • Requisitos do Sistema de Gestão de Serviço (SMS – Service Management System).
  • Como estabelecer e melhorar o SMS - ciclo de Deming.
  • Processos para a operação do SMS.
  • Operational planning and control.
  • Service portfolio.
  • Relationship and agreement.
  • Supply and demand.
  • Service design, build and transition.
  • Resolution and fulfilment.
  • Service assurance.
  • Gestão de serviço integrada usando as melhores práticas.
  • A certificação, âmbito e aplicabilidades.
  • Obtenção e manutenção da certificação ISO/IEC 20000-1.
  • Suporte de ferramentas na certificação.
  • Exame simulado e revisão.
  • Exame de certificação (a fazer em data a combinar)

Pré-requisitos

  • Não existem pré-requisitos específicos para este curso. No entanto é vantajoso que os formandos tenham familiarização e interesse na área de gestão de serviços.
  • O curso é lecionado em português mas é importante que os participantes estejam à vontade com a literatura técnica em Inglês, para aproveitar ao máximo os conhecimentos que serão transmitidos.
  • Os slides e a bibliografia recomendada para o curso estão escritos em Inglês.

A quem se destina

A formação e certificação ISO/IEC 20000 Foundation interessa a todos os profissionais:

  • Que estão envolvidos na implementação, operação ou manutenção de um SMS na sua organização;
  • Que têm responsabilidades na concepção, transição, disponibilização e melhoria dos serviços e que precisam de um conhecimento base do standard;
  • Que trabalham numa organização que tem um sistema de gestão de serviços, quer a organização esteja já certificada, quer esteja a considerar certificar-se na ISO/IEC 20000.

Objectivos do curso

Os objectivos específicos de aprendizagem da formação e do exame correspondente, são a aquisição de conhecimentos e compreensão sobre os seguintes tópicos: 

  • Âmbito e objectivo da ISO/IEC 20000, partes 1, 2, 3 e 5, e como podem ser usadas.
  • Termos chave e as definições utilizadas no standard.
  • Requisitos fundamentais de um sistema de gestão de serviço (SMS) e a necessidade de melhoria contínua.
  • Os processos, seus objectivos e requisitos de alto nível.
  • Requisitos de aplicabilidade e definição de âmbito.
  • Propósito das auditorias internas e das auditorias de certificação externas, a sua execução e a terminologia associada.
  • O funcionamento do esquema de certificação da APMG.
  • Relação com referenciais de melhores práticas, ITIL e outros standards ISO relacionados: ISO 9001 e ISO/IEC 27001.

Apresentação

O objectivo geral desta acção de formação é o de permitir a cada participante:

  • Adquirir conhecimentos sobre o conteúdo e requisitos de alto nível do standard ISO/IEC 20000.
  • Compreender os princípios base da aplicação do standard numa organização.
  • Obter o APMG International ISO/IEC 20000TM Foundation Certificate, após a realização do exame respectivo.
  • Preparar o participante com os conhecimentos básicos sobre o standard para o acesso à certificação APMG International ISO/IEC 20000TM Practitioner, para a qual a certificação ISO/IEC 20000 Foundation é um pré-requisito.